Liberdade sem limites (educação) é igual a violência

Pois é pessoal, sabe os casos de agressão, do tipo: alunos atacando professores, os pais destes fazendo o mesmo; homens atacando mulheres nas ruas, no automóvel (UBER) e etc.?
Nós vivemos em sociedade certo? E por aqui nessa sociedade existem (ou pelo menos costumavam existir) alguns acordos, o que quero dizer é que a maioria concorda que estuprar criancinhas não é legal, estou certa?  A questão é que muitas de nossas ações se relacionam com o que aprendemos no nosso núcleo familiar (seja ele composto de quaisquer dos gêneros, isso é irrelevante). Portanto, e normalmente nos é ensinado que determinados comportamentos são ou não permitidos, em razão do acordo social, ou de moral religiosa, na maioria das vezes, e seria interessante uma pitada de ética (ah isso nem nossos políticos estudados sabem o que é né?!!?). Pois bem, o que ocorre hoje é que muitas famílias já não ensinam nada, o resultado é o que estamos vendo por aí, indivíduos praticando violências, dos mais diversos gêneros. Por que? Porque não foram civilizados, mas eles não nasceram em um civilização? Mas eles estão vivendo em sociedade, como isso acontece? Acontece que esses dois aspectos não garantem que o sujeito irá proceder de uma forma civilizadamente esperada, aquela em que se espera o mínimo, nas relações ditas humanas (o mínimo, leia-se: respeito, você não é obrigado a amar/gostar do seu coleguinha, mas tem o dever de respeitá-lo, capiche!?)
Para mim está claro de que vivemos hoje, no Brasil, uma liberdade, no sentido de que o sujeito vê, percebe ou mesmo interpreta esta liberdade concedida, como uma oportunidade de praticar atos que maltratem o outro e com a certeza de sairá impune.
Paremos para pensar, em nossas mães, pais, avôs e avós, que nos diziam, não faça isso, não é certo fazer aquilo, etc e tal, por mais chato que seja, alguns destes ensinamentos, ou princípios ou valores, acabamos por internalizar. A própria psicologia já atesta isso, ou seja, nosso caráter é moldado nos nossos primeiros anos de vida. Somos seres condicionáveis. Agora, imagine você, um punhado de crianças perdidas em uma ilha deserta, sem a supervisão de um adulto, imaginou?! (hoje há várias crianças acompanhadas de adultos e não faz diferença, por ex., pais e alunos que agridem professores). O que será que irá ocorrer ali, na mais total liberdade? O filme e livro “O Senhor das Moscas” tem esta situação como cenário. Se você não conhece, recomendo  fazê-lo, de mente aberta, para que possa vislumbrar parte das atrocidades brasileiras.

Comentários